Conheça e Compre nossas joias aromáticas.

Palmarosa

Anti-infeccioso, tônico geral, regenerador celular. Hidratante e adstringente. Indicado para aliviar o estresse e a tensão.

Use bem diluído.


Nome Botânico
Cymbopogon martini

Nota Aromática
Alta

Família do Aroma
Floral



Como aproveitar os benefícios do óleo essencial com elegância e sofisticação

Já pensou em levar com você os aromas mágicos do óleo essencial de Alecrim para onde você for? Basta pingar uma gota no seu difusor pessoal e usufruir seus benefícios um dia inteiro. Assista ao vídeo para ver como é fácil unir bem-estar com elegância:


Propriedades do óleo essencial

  • Anti-séptico: ajuda a prevenir a degeneração dos tecidos e controla a infecção.
  • Antiviral: controla a atuação de organismos virais.
  • Bactericida: combate as bactérias.
  • Citofilático: estimula a formação de células cutâneas.
  • Febrífugo: refresca o organismo e faz baixar a febre.

Componente de Destaque

Aspecto

Sinônimos
rosha grass.

Principais Compostos: geraniol (mín. 80%), citronelol, farnesol (álcoois), citral, citronelal (aldeídos), acetato geranílico (5,09-11,8% éster), dipenteno e limoneno (0,15-2,16% terpenos), ácido acético, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido decanóico, ácido hidrociânico, etc.


O que são Óleos Essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias vegetais voláteis e extremamente concentradas extraídos a partir de flores, frutos, sementes, folhas, raízes e outras partes das plantas por diferentes métodos de extração. Penetram em nosso organismo ao serem inalados ou através da pele, são absorvidos pela corrente sanguínea e metabolizados pelo corpo.

Devido à riqueza e complexidade de seus componentes químicos abrangem diversas propriedades terapêuticas como recuperação, fortalecimento e equilíbrio da nossa saúde física, mental, emocional e energética. Os componentes atuam em conjunto e o uso do óleo essencial pode ser isolado ou uma sinergia de ate três óleos, uma vez que recombinam entre si, podendo vir a ser mais ativo do que o uso isolado.

Quais as principais características dos Óleos Essenciais?

  • Sabor: geralmente acre (ácido) e picante;
  • Cor: quando recentemente extraídos, geralmente são incolores ou ligeiramente amarelados; são poucos os óleos que apresentam cor, como o óleo essencial de camomila, de coloração azulada devido ao alto teor de azulenos;
  • Estabilidade: em geral, esses óleos não são muito estáveis, principalmente na presença de ar, luz, calor, umidade e metais;
  • Refração e atividade óptica: a maioria dos óleos essenciais possui índice de refração e são opticamente ativos, sendo que estas propriedades são utilizadas na sua identificação e controle de qualidade.

Como armazenar os Óleos Essenciais?

Eles devem ser protegidos da luz, por isso é recomendado usar um frasco de vidro âmbar. Alguns óleos devem ser mantidos na geladeira.

Como usar óleos essenciais?

O uso dos óleos essenciais para fins medicinais é conhecido desde a remota antiguidade. Há registros pictóricos de seis mil anos atrás, entre os egípcios, de práticas religiosas associadas à cura de males através destes óleos.

Na aromaterapia, os óleos essenciais são comumente empregados de três formas distintas:

  • Inalação: é a mais rápida, prática e, via de regra, a mais segura.
  • Aplicação tópica: requer um maior nível de conhecimento sobre os óleos essenciais, em especial sobre suas propriedades terapêuticas e mecanismos de ação de seus principais constituintes.
  • Ingestão: exige um alto nível de conhecimento. Contraindicada para leigos e profissionais amadores.

Antes de usar um óleo essencial, consulte um profissional habilitado e qualificado, como um aromaterapeuta, farmacêutico ou médico.

Porque inalar os Óleos Essenciais funciona tão bem?

Estudiosos descobriram há tempos que há ligações entre o olfato e os sentimentos. Ao inalar os aromas dos óleos essenciais, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções. Depois disso, o cérebro reage às propriedade aromáticas, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém. Sendo assim, é possível que uma pessoa triste ou desanimada fique um pouco mais alegre ou que alguém agressivo sinta-se calmo e relaxado ao sentir o cheiro de óleos específicos para esse estado mental.

Zeen Social Icons

Leia Mais
Sândalo